Conheça Itajaí

"Por Eduardo Marquetti"

Conheça Itajaí

É um município do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil. Erguido no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, fica localizado no litoral centro norte catarinense e faz parte do Vale do Itajaí, conta com mais de 200 mil habitantes e possui a maior renda per capita do estado.

“Itajaí” é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa “Rio dos Taiás”, uma planta comestível da família das aráceas, porém a outros significados para o nome. A preocupação com a explicação mais acertada do significado do nome da cidade já atravessa cem anos, envolvendo estudiosos brasileiros e estrangeiros.

Sede do maior porto pesqueiro do país e da maior universidade privada do estado, a Universidade Vale do Itajaí, que possui mais de 70 cursos superiores, faz divisão com as cidades: Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. A rodovia BR-101 é a principal ligação à cidade e as rodovias SC-100, BR-486, SC-470, assim como a BR-470, ligam Itajaí ao restante do estado.

Itajaí apresenta uma economia sólida e um padrão de qualidade de vida alto. É a maior exportadora de carnes congeladas do Brasil e é a sede internacional da segunda maior empresa do mundo em alimentos.

Turismo em Itajaí

No município acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira do Brasil e o maior do estado, o Festival de Música Itajaí, que acontece sempre em setembro. Além de trazer à cidade nomes consagrados da música brasileira, o evento se destaca pela oportunidade de troca de experiências e aprendizado entre os profissionais da área.

IMGP4998

A Marejada e a Festa Nacional do Colono, também são duas festas tradicionais da cidade, no qual são feitos shows, exposições, feiras e apresentações artísticas e culturais. Itajaí tem uma das principais produções de teatro de grupo de Santa Catarina, que conta atualmente com quatorze grupos de teatro profissionais, além de artistas de rua independentes, grupos religiosos e escolares.

A cidade tem belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. A cidade investiu no turismo. Ergueu o único píer turístico da região sul do Brasil que possui alfândega e, portanto, permite a atracação de navios de cruzeiros marítimos internacionais. Nas águas abrigadas do Rio Itajaí, os turistas descem no centro da cidade.

More na Alameda dos Ipês no bairro Espinheiros em Itajaí

Nascido com vocação rural, com produção de arroz, bananas e hortaliças, o bairro Espinheiros só foi incorporado ao perímetro urbano de Itajaí em 1984. Na época em que era forte a agricultura, os produtos viajavam de barco, pelo Itajaí-Açu, até o Centro.

Há duas versões para o nome do Espinheiros. A primeira é que teria sido inspirado no nome do fundador, Bernardino José Pinheiro. A outra, é que seria resultado da vegetação de Mata Atlântica que o cobria.

Localizado na zona noroeste de Itajaí, foi o local escolhido pelo Grupo Abramar para fazer seu empreendimento “Alameda dos Ipês” e lançar um novo bairro para cidade de Itajaí.

Compare propriedades

Apartamento em Lages

O Campos da Serra é um condomínio bairro com aptos de 1 e 2 ...
O Campos da Serra é um condomínio bairro com aptos de 1 e 2 quartos com sacada. ...

Apartamento em Itajaí

Conheça o Alameda dos Ipês, um conceito inovador, com centro comercial integrado, lazer para ...
Conheça o Alameda dos Ipês, um conceito inovador, com centro comercial integrado, lazer para toda a família e segurança total. ...

Casa em Itajaí

More em condomínio fechado com lazer completo e segurança em bairro tranquilo com acesso ...
More em condomínio fechado com lazer completo e segurança em bairro tranquilo com acesso pela BR101 e Jorge Lacerda. 90m² ...
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE